terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Projeto Folclore para Educação Infantil

 


 PROJETO FOLCLORE DAS CRIANÇAS

 Áreas envolvidas - Cultura, Linguagem, Matemática, Artes e Movimento.
  JUSTIFICATIVA:
Folclore pode ser entendido como um conjunto de tradições, conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas, músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano.

OBJETIVOS:
 Reconhecer a importância cultural do folclore brasileiro;
Exercitar a fantasia, a imaginação e o corpo através da leitura de histórias, músicas e brincadeiras;
Desenvolver o gosto por algumas formas de expressão artística, tais como: a música, a dança, o desenho e a pintura.

METODOLOGIAS:
Roda de conversas, Roda de histórias, Leitura de imagens, Dramatização, Músicas, Dança, Pintura, Desenho, Brincadeiras.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

1º DIA ( segunda-feira):

TEMAS DO DIA: O QUE É FOLCLORE? O QUE SÃO PARLENDAS?

Roda de conversas sobre o que é folclore?
Exibição de vídeos relacionados;
Apresentação de cartazes com a parlendas;
Atividade na folha: interpretação da parlenda oralmente e por escrito.
Apresentação da turma do Maternal.

2º DIA ( terça-feira):

TEMA DO DIA: TRAVA- LÍNGUAS.

Exibição de vídeos relacionados;
Exploração da música, trava-línguas, de Patati e Patatá;
Brincar de repetir trava-línguas (recompensa para os que conseguirem repetir corretamente);
Atividade na folha: ler e completar os trava-línguas com desenhos.
Roda de historia usando os fantoches;
Apresentação do jardim I.

3º DIA ( quarta-feira):

TEMAS DO DIA: ADIVINHAS E PIADAS.

Brincar de O que é? O que é? Usando a caixa surpresa; (recompensa para quem responder corretamente);
Atividade na folha: ligar cada adivinha à figura que é sua resposta; escrever a primeira letra de cada resposta (explorando as vogais).
Contação de piadas pelas crianças;
Atividade na folha: responder adivinhas desenhando ou colorindo as resposta.
Apresentação do Jardim II.

4º DIA ( quinta-feira):
TEMA DO DIA: BRINQUEDOS TRADICIONAIS.

Exibição de vídeos relacionados;
Brincar com a caixa surpresa com brinquedos folclóricos;
Concurso de desenhos (meu brinquedo preferido/cada criança fará seu desenho com ajuda da família, apresentará para os colegas e expor no varal do concurso);
Apresentação do Jardim III.

5º DIA ( sexta-feira):
TEMAS DO DIA: BRINCADEIRAS E CANTIGAS DE RODA.

Exibição de vídeos relacionados;
Questionar os alunos em relação as suas brincadeiras favoritas;
Apresentação das turmas para cantar e dançar algumas cantigas de roda que eles conhecem: Caranguejo, Boi da cara preta, Terezinha de Jesus, Ciranda cirandinha;
Cantar para os alunos a cantiga de roda: A linda Rosa juvenil;
Caracterizar as professoras e propor uma dramatização com os personagens da cantiga (Rosa, Bruxa, Mato, Tempo e Rei);
Brincar com os alunos várias brincadeiras: Pula corda, Amarelinha, Corrida do saco, Passa corda, Dança da cadeira, Brincar de mímicas; entre outras (recompensa aos vencedores).
Presentear cada aluno com um brinquedo de material reciclado.

AVALIAÇÃO:
Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades que serão propostas;
Registrar as atividades desenvolvidas em fotografias. 

 Brincadeiras comuns da infância: anelzinho; boca de forno; caiu no poço; pique bandeira; esconde-esconde; bolinha de gude; pega-pega; Chicotinho queimado; pula corda; elástico, estátua; coelhinho na toca, amarelinha; desfile de fantasias produzidas pelas crianças; brincar de bola ( usando diferentes tipos de bola: couro, plásticos. Meia, gude, barro); confecção de cornetas (de talos de mamão, bambu, mamona; brincar de aviãozinho de papel; brincar de faz de conta (de casinha, de professora; de lavadeiras, com diferentes profissões); brincar de pular corda; brincar de jogar petecas; brincar de fazer bolinhas de sabão; brincar com brinquedos de sucatas; brincar de trem; brincar de cavalinho, corrida de ovo na colher; corrida de saco; cabra cega, queimado, esconde-esconde, Tá pronto seu lobo?, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário