PROJETO FOLCLORE DAS CRIANÇAS
|
JUSTIFICATIVA:
Folclore pode ser entendido como um conjunto de tradições,
conhecimentos, crenças populares, lendas, provérbios, brinquedos, artesanatos, comidas,
músicas, enfim, tudo que compõe a memória de um povo por gerações. Sendo assim,
ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos
do cotidiano.
OBJETIVOS:
Reconhecer a importância cultural do folclore brasileiro;
Exercitar a fantasia, a imaginação e o corpo através da
leitura de histórias, músicas e brincadeiras;
Desenvolver o gosto por algumas formas de expressão
artística, tais como: a música, a dança, o desenho e a pintura.
METODOLOGIAS:
Roda de conversas, Roda de histórias, Leitura de imagens, Dramatização,
Músicas, Dança, Pintura, Desenho, Brincadeiras.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
1º DIA (
segunda-feira):
TEMAS DO DIA: O QUE É FOLCLORE? O QUE SÃO
PARLENDAS?
Roda de conversas sobre o que é
folclore?
Exibição
de vídeos relacionados;
Apresentação de cartazes com a
parlendas;
Atividade na folha: interpretação da
parlenda oralmente e por escrito.
Apresentação da turma do Maternal.
2º DIA (
terça-feira):
TEMA DO DIA: TRAVA- LÍNGUAS.
Exibição
de vídeos relacionados;
Exploração da música, trava-línguas,
de Patati e Patatá;
Brincar de repetir
trava-línguas (recompensa para os que conseguirem repetir corretamente);
Atividade na folha: ler
e completar os trava-línguas com desenhos.
Roda de historia usando os fantoches;
Apresentação do jardim I.
3º DIA (
quarta-feira):
TEMAS DO DIA: ADIVINHAS E
PIADAS.
Brincar de O que é? O que é? Usando a caixa surpresa; (recompensa para quem responder corretamente);
Atividade na folha: ligar cada adivinha à figura que é sua
resposta; escrever a primeira letra de cada resposta (explorando as vogais).
Contação de piadas
pelas crianças;
Atividade na folha: responder adivinhas desenhando ou
colorindo as resposta.
Apresentação do Jardim
II.
4º DIA (
quinta-feira):
TEMA DO DIA: BRINQUEDOS TRADICIONAIS.
Exibição de vídeos relacionados;
Brincar com a caixa surpresa com brinquedos folclóricos;
Concurso de
desenhos (meu brinquedo preferido/cada criança fará seu desenho com ajuda da
família, apresentará para os colegas e expor no varal do concurso);
Apresentação do Jardim III.
5º DIA (
sexta-feira):
TEMAS DO DIA: BRINCADEIRAS E CANTIGAS DE RODA.
Exibição de vídeos
relacionados;
Questionar os alunos em relação as suas
brincadeiras favoritas;
Apresentação das turmas para cantar e dançar
algumas cantigas de roda que eles conhecem: Caranguejo, Boi da cara preta,
Terezinha de Jesus, Ciranda cirandinha;
Cantar para os alunos a cantiga de roda: A linda
Rosa juvenil;
Caracterizar as professoras e propor uma
dramatização com os personagens da cantiga (Rosa, Bruxa, Mato, Tempo e Rei);
Brincar com os alunos várias brincadeiras: Pula
corda, Amarelinha, Corrida do saco, Passa corda, Dança da cadeira, Brincar de mímicas;
entre outras (recompensa aos
vencedores).
Presentear
cada aluno com um brinquedo de material reciclado.
AVALIAÇÃO:
Observar o envolvimento e a
participação dos alunos nas atividades que serão propostas;
Registrar as atividades
desenvolvidas em fotografias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário