terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Projeto de Leitura para Educação Infantil

Projeto de Leitura - "Maleta da leitura"

“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça que, entre um mistério e um segredo, põe ideias na cabeça.”

v  DESENVOLVIMENTO DO PROJETO EM CASA:
Se tem uma coisa que criança gosta é de levar novidade da escola pra casa!
O Projeto tem como objetivo desenvolver o gosto pela boa leitura e estimular a criatividade dos alunos. Além da participação e Integração dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa, proporcionando assim um momento prazeroso com os filhos.
Uma vez por semana, um aluno leva a malinha com livrinhos de historia infantil, um bloquinho de atividades e imagens para colorir sobre os livros e um questionário para os pais registrarem a experiência e dar opinião sobre o projeto.
Na parte de dentro da malinha tem a explicação e o pedido para que o responsável pelo aluno, leia o livro para ele.  

A professora deverá:
• Explicar para as crianças sobre o projeto, sua importância e seu funcionamento. 
• Decoração da mala;
 • Escolha dos livros;
• Organização das folhas de pinturas e  registro;
 • Os alunos deverão levar a mala para casa, lá permanecerá por uma semana para quê os pais ou outros familiares passam fazer a leitura junto com a criança.
Questões do questionário: 1.  Vocês gostaram da experiência com a maleta da leitura? 2. Houve alguma coisa de que você não gostou? 3. A criança demonstrou interesse em manusear e ouvir a leitura dos livros? 4. A criança apresentou cuidado com a maleta e os livros? 5. Qual livro seu filho mais gostou? 6. Sugestões da família para enriquecer o projeto.
v  E O QUE ACONTECE NA ESCOLA?
Teremos também a maleta da leitura da escola contendo nove livros, um para cada mês de aula.
Faremos o sorteio dos livros entre as professoras e coordenadora, um livro para cada uma. Cada professora terá o seu mês e seu livro para contar de maneira bem criativa e dinâmica a história para as turmas da Educação Infantil, fazendo um constante rodízio de contadores de história.
Assim, nossos pequenos podem ter contato com diversos gêneros literários, vivenciar uma aula diferente e gostosa, com oportunidade de conhecer outros professores, outras dinâmicas e estratégias.
Após a história, cada professor oferece ao grupo uma lembrança para que guardem na memória e no coração essa experiência.
Os livros devem ser apresentados no inicio de cada mês e no decorrer do mês a professora da turma continua desenvolvendo outras atividades baseadas na leitura do livro.

v  TAMBÉM TEREMOS NA ESCOLA:
Sarauzinhos: declamação de poemas infantis com o uso de máscaras; • Reconto oral das histórias; • Confecção de atividades artísticas para o portfólio com os personagens clássicos da literatura infantil; • Criação do cantinho da leitura (o aluno deve ter acesso a todos os livros disponíveis); • Produção de cartazes e murais a partir das leituras realizadas em sala,...
v  AVALIAÇÃO:


Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia. E assim, com essas práticas desejamos que nossos alunos e educadores  vivam felizes para sempre….

Antes de contar uma linda história para os seus alunos, lembre-se dessas regras básicas:
- As crianças devem estar devidamente acomodadas; 
- Utilizar técnicas de código do silêncio; 
- Antes de começar a história, você pode aguçar o interesse e a curiosidade da criança; 
- Sentir, ou melhor, viver a história. A história deve despertar a sensibilidade de quem conta; 
- Narrar com naturalidade e com clareza, vivenciar o que está sendo narrado; 
- Conhecer a história, o contador tem que estar seguro, isto é, tem que conhecer o texto; 
- Dominar o interesse do público. Buscar formas para que o ouvinte permaneça concentrado na história; 
- Não esconda palavras difíceis. Se o ouvinte tiver dúvidas, ele perguntará; 
- Cuidado com a postura e os vícios da linguagem (Né?; Aí, sabe?; Então?);
- Quando for utilizar um material ilustrativo ou outro acessório, é importante saber a sequência correta dos acontecimentos; 
- Se der branco, continue. Não faça caretas, use a criatividade e improvise; 
- Não se esqueça de olhar para todos, passe a emoção por meio do olhar; 
- Evitar descrições longas; 
- Se a história for lida, a narrativa deve ser tão animada como se fosse contada; 
- Chegar ao desfecho sem apontar a moral da história; 
- Não obrigue a criança a ouvir a história que ela não quer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário