Projeto de Leitura - "Maleta da leitura"
“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça que,
entre um mistério e um segredo, põe ideias na cabeça.”
v DESENVOLVIMENTO DO PROJETO EM CASA:
Na parte de dentro da
malinha tem a explicação e o pedido para que o responsável pelo aluno, leia o
livro para ele.
A professora deverá:
• Explicar para as crianças sobre o projeto,
sua importância e seu funcionamento.
• Decoração
da mala;
• Escolha dos livros;
•
Organização das folhas de pinturas e registro;
• Os
alunos deverão levar a mala para casa, lá permanecerá por uma semana para quê
os pais ou outros familiares passam fazer a leitura junto com a criança.
Questões do questionário: 1. Vocês gostaram da experiência com a maleta da
leitura? 2. Houve alguma coisa de que você não gostou? 3. A criança demonstrou
interesse em manusear e ouvir a leitura dos livros? 4. A criança apresentou
cuidado com a maleta e os livros? 5. Qual livro seu filho mais gostou? 6. Sugestões
da família para enriquecer o projeto.
v E O QUE ACONTECE NA ESCOLA?
Teremos também a maleta da leitura da escola contendo nove livros,
um para cada mês de aula.
Assim, nossos pequenos podem ter contato com diversos gêneros
literários, vivenciar uma aula diferente e gostosa, com oportunidade de
conhecer outros professores, outras dinâmicas e estratégias.
Após a história, cada professor oferece ao grupo uma lembrança
para que guardem na memória e no coração essa experiência.
Os livros devem ser apresentados no inicio de cada mês e no
decorrer do mês a professora da turma continua desenvolvendo outras atividades
baseadas na leitura do livro.
v
TAMBÉM
TEREMOS NA ESCOLA:
Sarauzinhos: declamação
de poemas infantis com o uso de máscaras; • Reconto oral das histórias; •
Confecção de atividades artísticas para o portfólio com os personagens
clássicos da literatura infantil; • Criação do cantinho da leitura (o aluno
deve ter acesso a todos os livros disponíveis); • Produção de cartazes e murais
a partir das leituras realizadas em sala,...
v AVALIAÇÃO:
Ocorrerá
durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do
aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de
texto do aluno, no dia-a-dia. E assim, com essas práticas
desejamos que nossos alunos e educadores vivam felizes para sempre….
Antes de contar uma linda história para os seus alunos, lembre-se
dessas regras básicas:
- As
crianças devem estar devidamente acomodadas;
- Utilizar técnicas de código do silêncio;
- Antes de começar a história, você pode aguçar o interesse e a curiosidade da criança;
- Sentir, ou melhor, viver a história. A história deve despertar a sensibilidade de quem conta;
- Narrar com naturalidade e com clareza, vivenciar o que está sendo narrado;
- Conhecer a história, o contador tem que estar seguro, isto é, tem que conhecer o texto;
- Dominar o interesse do público. Buscar formas para que o ouvinte permaneça concentrado na história;
- Não esconda palavras difíceis. Se o ouvinte tiver dúvidas, ele perguntará;
- Cuidado com a postura e os vícios da linguagem (Né?; Aí, sabe?; Então?);
- Quando for utilizar um material ilustrativo ou outro acessório, é importante saber a sequência correta dos acontecimentos;
- Se der branco, continue. Não faça caretas, use a criatividade e improvise;
- Não se esqueça de olhar para todos, passe a emoção por meio do olhar;
- Evitar descrições longas;
- Se a história for lida, a narrativa deve ser tão animada como se fosse contada;
- Chegar ao desfecho sem apontar a moral da história;
- Não obrigue a criança a ouvir a história que ela não quer.
- Utilizar técnicas de código do silêncio;
- Antes de começar a história, você pode aguçar o interesse e a curiosidade da criança;
- Sentir, ou melhor, viver a história. A história deve despertar a sensibilidade de quem conta;
- Narrar com naturalidade e com clareza, vivenciar o que está sendo narrado;
- Conhecer a história, o contador tem que estar seguro, isto é, tem que conhecer o texto;
- Dominar o interesse do público. Buscar formas para que o ouvinte permaneça concentrado na história;
- Não esconda palavras difíceis. Se o ouvinte tiver dúvidas, ele perguntará;
- Cuidado com a postura e os vícios da linguagem (Né?; Aí, sabe?; Então?);
- Quando for utilizar um material ilustrativo ou outro acessório, é importante saber a sequência correta dos acontecimentos;
- Se der branco, continue. Não faça caretas, use a criatividade e improvise;
- Não se esqueça de olhar para todos, passe a emoção por meio do olhar;
- Evitar descrições longas;
- Se a história for lida, a narrativa deve ser tão animada como se fosse contada;
- Chegar ao desfecho sem apontar a moral da história;
- Não obrigue a criança a ouvir a história que ela não quer.
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